quinta-feira, 26 de maio de 2011

Celebração afro-brasileira da Palavra de Deus

RITOS INICIAIS
Motivações:
(Explicar o motivo da celebração para a assembléia, especialmente nas datas significativas, como 20 de novembro ou em outra data importante para a comunidade negra).
Canto e procissão de entrada:
(Entram os três animadores da celebração, junto com crianças que levam toalha, flores etc. ao altar. Outras pessoas podem levar os símbolos que ajudem a expressar o motivo da celebração).

SAUDAÇÃO À TRINDADE
Presidente: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Leitor A: Em nome do Deus de todos os nomes, em nome do Pai, que faz toda a carne, a negra e a branca, vermelha no sangue.
Leitor B: Em nome do Filho, Jesus nosso irmão, que nasceu moreno da raça de Davi.
Leitor C: Em nome do Espírito Santo, a força da vida e da liberdade.
Leitor A: Em nome do Deus verdadeiro que nos amou primeiro sem dividição. Em nome dos três que são um Deus só. Aquele que era, que é e que será.
Leitor B: Em nome do povo que espera na graça da fé o Quilombo Páscoa que o libertará.
Leitor C: Em nome do povo sempre deportado pelas brancas velas, no exílio dos mares, marginalizados nos cais, nas favelas e até nos altares.
Leitor A: Em nome do povo que fez seu Palmares, que ainda fará Palmares de novo, Palmares do povo.
(Invocação aos antepassados)

LITURGIA DA PALAVRA
(A equipe de liturgia escolhe textos Bíblicos à luz do Ano Litúrgico no contexto dos acontecimentos da vida do povo negro com suas experiências e características culturais. A liturgia da palavra compõe-se de leituras tiradas da Sagrada Escritura, salmo responsorial, aclamação ao Evangelho e homilia).

Canto e procissão da Bíblia:
(Durante o canto entra um grupo de pessoas dançando; a pessoa encarregada de proclamar os textos bíblicos leva a Bíblia. Diante da Bíblia, na procissão, alguns levam velas acesas; duas tigelas de barro [Cerâmica]. Uma traz brasas com incenso [incensando o povo ]; outra, com água de cheiro, e são depositadas sobre uma mesinha disposta diante de todos).
Leitura dos textos bíblicos:
1ª Leitura:
Salmo Responsorial:
Aclamação ao Evangelho:
Proclamação do Evangelho:
Partilha da Palavra de Deus (Homilia).

(Após a proclamação dos textos bíblicos, coloca-se a Bíblia sobre a mesa da Palavra e convida-se a assembléia a uns instantes de silêncio. O animador toma a Bíblia e a faz passar de mão em mão. As pessoas que desejam partilhar a mensagem da Palavra de Deus, façam-no assim que a Bíblia chegar em suas mãos. O animador motiva a assembléia a partilhar a mensagem que a Palavra de Deus provocou em cada um. A assembléia, durante um certo tempo, faz a atualização da Palavra).

Momento Penitencial:
Expressão simbólica (Ao toque do atabaque, entram símbolos: um atabaque ou outro instrumento afro-brasileiro preso em correntes com cadeado; uma vela apagada; uma máscara branca num rosto de pessoa negra; elementos da natureza, como plantas machucadas... que são colocadas sobre uma mesinha [ou em outro lugar oportuno], à vista de todos, para provocar súplicas de perdão e revisão de vida à luz da Palavra de Deus).

- ORAÇÃO COLETA DE PERDÃO:
Deus todo-poderoso, berço e fonte de energia,
tende compaixão de nós, vossas criaturas,
perdoai nossos pecados e guiai-nos no caminho do bem,
até a vida eterna e feliz.

Todos respondem (Cantando): Assim seja, meu Deus, amém!
Aspersão do povo com água de cheiro (Tomar a tigela com água de cheiro e, com um ramo, aspergir o povo).

MOMENTO DE LOUVOR
(Procissão das oferendas com alimentos [com alimentos típicos da região, canto e expressão corporais]. Aqui cabem os benditos populares, ladainhas e salmos, a exemplo do salmo 150 do Ofício Divino das Comunidades ou louvações).
1./:Louvemos todos juntos o nome do Senhor:/,
/:Por nós fez maravilhas, eterno é seu amor!:/
2./:Louvemos pelo Cristo que veio nos salvar:/,
/:Por nós deu o seu sangue, sem fim quis nos amar!:/
3./:Louvemos por Maria, a mãe de todos nós:/,
/:com ela venceremos o inimigo mais atroz.:/
4./:Louvemos com pandeiros, sanfonas, violões:/,
/:louvemos com cirandas, com sambas e baiões.:/
5./:Louvemos pela terra, que nos dá de comer:/,
/:a terra é de todos, pra todos deve ser.:/
6./:Louvemos pelos pobres que vivem na união:/,
/:na luta dos pequenos, Jesus se faz irmão.:/
(Zê Vicente)
(Durante o momento de louvor, onde houver comunhão eucarística, pode-se trazer e colocar sobre o altar as hóstias consagradas).

RITO DE COMUNHÃO
Oração do Pai Nosso...
Oração do presidente:
“Senhor nosso Deus, criastes todas as coisas para a glória do vosso nome e como alimento e bebida destes aos vossos filhos os bens da criação, a fim de que eles vos bendigam; mas a nós destes uma comida e bebida espirituais de maior valor para a vida eterna, que em Jesus Cristo, vosso Filho, nos alimenta hoje e nos dá força.”
Ou
“Cristo Jesus, nós acolhemos vossa presença-doação e vós louvamos por lembrar-nos sempre a primazia do amor. Vós pedimos converter-nos sempre mais à fraternidade. Com vosso força, queremos ser testemunhas de vosso reino de justiça, fraternidade e paz. Provai e vede como o Senhor é bom. Feliz quem nele encontra a vida. Eis o Filho de Deus que doou sua vida pela nossa liberdade.”

COMUNHÃO
Canto:
Momento de silêncio e meditação:

MOMENTO DA PARTILHA DOS ALIMENTOS E COMPROMISSO
(Neste momento, as pessoas partilham os alimentos trazidos na procissão das ofertas e manifestam seu compromisso de vida).

BÊNÇÃO FINAL
Presidente:
- O Deus todo-poderoso e Pai de bondade vos livre sempre de todos os males do corpo e do espírito e derrame sobre vós as suas bênçãos. Amém!
- Torne vossos corações atentos à sua Palavra a fim de que transbordeis de emergia espiritual o mundo. Amém!
- Assim, abraçando o bem e a justiça, possais sempre valorizar e bendizer os dons divinos e andar pelos caminhos que levam à libertação e à paz. Amém!
Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Vamos em paz, e que o Deus do amor e da esperança nos acompanhe.

Nenhum comentário: