terça-feira, 15 de novembro de 2011

Advento do Senhor - Ano Litúrgico B

"Não deixa a lamparina apagar!”

Estamos iniciando um novo tempo litúrgico! No início de cada novo ano, muitos brasileiros já começam cheios de dívidas no mercado e com os cartões de créditos estourados. Neste contexto, o devedor não tem saída... Precisa cuidar para não aumentar a sua dívida! Com o Evangelista Marcos é quase do mesmo jeito: o ano litúrgico já começa com o sinal amarelo! Por que será?! Marcos é o primeiro texto Evangélico da bíblia e, como tal, não tem muitas papas na língua... Na vida muitas vezes precisamos estar na companhia de pessoas como Marcos, que nos dizem ás coisas que não queremos ouvir: “Cuidado, pois não sabeis nem o dia e nem a hora!” (Mc 13, 35).
O que o evangelista nos pede para cuidar neste tempo? - Com certeza as nossas comunidades sabem que a cor deste tempo é roxo, que há de preparar a coroa do advento e de guardar o hino do glória para o Santo Natal. Então, o que ainda nos falta? O profeta Isaías é quem nos diz: “Tu te irritaste, Senhor, porque nós pecamos; mas é nos caminhos de outrora que seremos salvos.” (Is 64,4b). Então, a proximidade da vinda do Senhor é tempo de alegre espera e um convite a rever a nossa conduta (Is 64,7). Mas, ânimo meu povo, “eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho” (Mc1, 2), para chamar o povo a conversão, para salvar o que se faz perdido. “Consolai o meu povo, consolai-o! Falai ao coração de Jerusalém...” (Is 40,1-2). Porque “como um pastor o Senhor apascenta o rebanho e o reúne, com a força do seu braço e carrega-o ao colo; ele mesmo tange as ovelhas-mães” (Is 40,11).
Mas o povo ainda não conseguia reconhecer os teus sinais... e, inquieto, se perguntava porque, então, João anda batizando se ele não é o messias? (Jo 1,25). A resposta de João dá o que falar: “No meio de vós está aquele que vós não conheceis!” (Jo 1,26). Então, “cuidai de tudo aquilo que sois – espírito, alma e corpo – pois Aquele que te chamou é fiel” (Ts 5,23-24a) e já está no meio de nós. Portanto, o tempo do advento é antes de tudo convite à conversão; pois, como Maria, a Igreja deve ouvir: “Não tenhas medo” (Lc 1,30), porque “o seu reino não terá mais fim!” (Lc 1,33). Como o Senhor se aproxima, vigiai! Como quem tem contas a pagar, cuidai para que não sejais pegos de surpresa.

Felipe Soriano, SJ

Nenhum comentário: