quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

"Enriqueceu-nos com sua pobreza" (Lc 2, 7)

Participando da novena de Natal aqui no nordeste, quero compartilhar um “Fato da vida” que compõe o material produzido para Novena de Natal - 2011 e que é oferecido pelo
Regional Nordeste 2 da CNBB - PE.

Enfrentar o dia-a-dia no semiárido nordestino não é fácil. É preciso descobrir um jeito que dê certo para vencer as dificuldades. O homem e a mulher do campo vivem com dignidade, até mesmo em situações mais extremas de miséria, mas dispostos a enfrentar são eles mesmos a ensinar no cotidiano, talvez sem se dar conta, o que significa amar com o coração: “Amai-vos como eu vos amei” (Jo 15,12).
Eis o que aconteceu com o agricultor Zé Pereira, Sitio Serra da Cruz, em Pesqueira, Pernambuco: no mês de marco deste ano, vieram as primeiras verdadeiras chuvas, depois de um ano de seca braba. Ele chegou na sede do Centro de Apoio ao Pequeno Produtor – CEDAPP – de manhã cedo. Tinha já caminhado três léguas. Rosto queimado pelo sol; nos pés, os mesmos chinelos de todo dia; nas costas, uma sacola pendurada no bastão... e com muita sede. Tomou água e um cafezinho com bolacha: coisas sagradas! Parecia estar com pressa e ansioso para falar. Da sacola puxou uma garrafa pet, cheia de milho até a metade, e falou: “Padre, São José mandou a chuva, graças a Deus. Aqui está a minha pequena ajuda para os que não têm sementes para plantar. No ano passado, consegui lucrar somente uma garrafa inteira de milho e guardei para plantar. Para mim, é suficiente meia garrafa. O resto está aqui para os mais pobres do que eu”. Sem mais nem menos, deixou a garrafa na mesa, carregou o bastão e a sacola vazia e foi embora satisfeito, apresado para plantar a outra parte da semente que certamente tornou-se alegria multiplicada e partilhada na festa de São João. Obrigado, mestre Zé Pereira, evangelho vivo. 

Nenhum comentário: