domingo, 17 de abril de 2011

Crônicas de Jó


Há algo que seja realmente certo nesta vida? Se em nós tudo geralmente tem dois lados... é possível ao homem eliminar a morte e o pecado? Como podemos ver; algo certo tá difícil! Contudo, deve haver algo no “pelo menos” acertado... de fato, acertos não faltam! Mas onde há um bom acerto, tem sempre um errado. Então, vamos falar sério: para nós, aqui embaixo, só é possível falar em remendado. De Adão até hoje só há remendo nesta história e nós só aumentamos a colcha de retalhos.


O homem pode desejar o certo? Pode! Mas, provavelmente, vai dá remendado novamente, pois o certo só se torna acertado se for bem amarrado. Neste contexto, dizer que Jó era paciente é um engano e há quem prefira morrer assim enganado. Realmente o que ele era é um homem acertado... visto que, aqui em baixo, o certo não aparece nem amarrado. Então, onde Jó amarrou o certo para ser um homem acertado? Todos os amigos de Jó estavam convencidos e até o diabo que, se tirássemos os remendos do seu reinado ele mostraria que é tão certo quanto nós que somos errados. E agora, quem deve continuar essa história os “certos” que sabem de tudo ou o “acertado”, que só em Deus encontra amparo? Vamos continuar apostando naquilo que nos parece certo: o acertado. Pois, os outros, como vejo, vão continuar sempre enrolados.


Felipe Soriano, SJ
Reflexões do retiro 2010

Um comentário:

material bíblico disse...

Muito bem Filipão!
Parabens, pelo post.
O mais legal de Jó não é tanto ficar uma atitude conformista e pia ante as situações adversas da vida, mas ir ao encontro de Deus desde as perguntas e questionamentos.Uma atitude de "briga com Deus" que nos leva a um encontro mais real e sincero con Éle.