terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Uma Cruz Missionária que nos recorda o
labor da Companhia de Jesus na pregação do Evangelho.

(Outubro: Mês Missionário, 2019)



No dia 9 de julho de 2015, o Papa Francisco abençoou 40 Cruzes Missionárias em sua visita a Bolívia e as entregou a cada país da América como forma de preparar o 5º Congresso Missionário Americano. No dia 05 de novembro de 2018, o Papa Francisco abençoou uma réplica da Cruz Missionária que seria dada a cada diocese do Brasil no mês Missionário de 2019. Esta Cruz, que nos recorda mais de 500 anos da pregação do Evangelho, faz memória do legado da missão da Companhia de Jesus no continente.
Na iconografia dos santos missionários a Cruz é sempre levada como estandarte da glória de Deus. Sinal da Boa Notícia que, com braço estendido, é levada a todos os povos que eles são enviados. Por esse mesmo motivo vemos nas imagens de Francisco Xavier, José de Anchieta e tantos outros missionários a Cruz. Da mesma forma, os últimos Pontífices, como sinal vivo da sua Missão Universal, recuperaram a Cruz como anúncio e estandarte.
Na Tradição Cristã, a Cruz também nos recorda a Páscoa do Senhor, que nos chama a formar comunidades em seu Nome. Por isso que colocamos cruzes nas paredes das Igrejas dedicadas recordando o testemunho de sangue dos Apóstolos e sobre nossas capelas ou catedrais, como sinal do Nome daquele que nos chamou. Hoje, como ontem, a Cruz continua inspirando o anúncio do "Evangelho da alegria" em todos os povos.
A Cruz Missionária abençoada pelo Papa Francisco traz em si muitos elementos que nos recordam a primeira hora da pregação do Evangelho em nosso chão e o legado da Companhia de Jesus. Seus elementos reforçam o anúncio, o instrumento e nos chamam ao compromisso transformador que nos pede a nossa fé.
Conheça a Cruz Missionária
1) A haste está em forma de espiral ascendente. Recorda o movimento característico da missão que parte da encarnação em direção a Páscoa de Jesus, crucificado e ressuscitado que ilumina e transformando a realidade.
2) No centro, o brasão dos Jesuítas – os primeiros a anunciar a boa notícia do Evangelho aos nossos povos.
3) As flores que brotam da cruz, representam a vida nova que nasce da Páscoa de Jesus Cristo. Em meio a dor e sofrimento, Deus se manifesta e faz ressurgir a esperança e alegria do Evangelho.
4) A inscrição IHS, que nos recorda o querígma, i. é, o Nome de Jesus Crucificado - Ressuscitado.
5) As novas flores se abrem aos quatro ventos fazendo alusão aos quatro pontos cardeais, meta do anúncio que é pregado até os confins da terra.

Nenhum comentário: